terça-feira, 21 de junho de 2011

Unindo as Festas Típicas

Na segunda-feira, dia 20 de junho, os alunos da EMEIF Monteiro Lobato receberam a Whitney e o Craig para um encontro sobre as festas típicas de Fortaleza e da Georgia.

Os alunos do 5 º ano e a professora Simone apresentaram algumas características da festa junina, típica na região Nordeste. Também fizeram uma apresentação de dança na sala (a mesma dança que vão apresentar na festa da escola) e um vídeo com uma quadrilha do bairro dançando no festival de quadrilhas do Arraiá da Cumade Chica, que acontece no bairro deles. A Whitney e o Craig gostaram muito da apresentação.

Alunos dançando a música 'Chora, me liga', no encontro.


Depois de apresentarem a festa junina, os alunos assistiram a apresentação dos alunos americanos sobre o Halloween e adoraram! Inclusive descobriram que essa festa tem em comum a maçã do amor, que também é tipica da festa junina.

Ao final, os alunos criaram coletivamente a história abaixo, em que juntam as duas festas numa só. Olha como ficou legal!


Halloween e São João

Dia 20 de junho de 2011 os alunos do 5º ano da Monteiro Lobato tiveram a idéia de juntar o Halloween e o São João numa festa só. Foram convidados a tia Simone, a tia Lavina, a tia Emanuelly, a Whitney e o Craig.

As meninas se vestiram com vestidos de São João e os meninos fantasiados de fantasmas ou bruxos. Na festa, tinha cuscuz, maçã do amor, mugunzá, abóbora, baião de dois com paçoca, pamonha, canjica, cocada e arroz doce.

Os alunos dançaram forró, quadrilha e pediram doce nas salas. A festa acabou com um show de fogos que iluminou o céu.

*A história foi apenas criada, a festa não aconteceu de verdade.


Alguns alunos com Whitney e Craig depois das atividades do encontro.


26 comentários:

  1. gostei muito dos cordéis achei muito legal,já o nosso cordél também foi muito bonito e divertido nos tivemos a oportunidade de conhecer o ari bandeira que por sinal ensinou a fazer alguns cordéis, voltando ao cordél de vocês gostei do primeiro cordél é muito legal amei.thal

    ResponderExcluir
  2. Lizandro Cavalcante lima24 de junho de 2011 às 10:34

    O holloween e muito legal mas fica muito legal com São João, os dois ção muito legais.

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito legal a festa de vocês
    a nossa tambem vai ser muito
    legal nós vamos postar mais cometarios tchau fim

    ResponderExcluir
  4. mayara oliveira martins24 de junho de 2011 às 10:35

    Gostei muito do corel da escola monteiro lobato porque fala muito sobre educação e tambem fala sobre lampião eu gosto muito de cordeis é adorei o cordel deles nós fizemos muitos cordeis os nossos cordeis foram muito divertido foram muito legais é por isso vou le perguntar se vocês gostaram dos cordeis do 5ano da escola antonio julião neto da professora Regiane castro thal

    ResponderExcluir
  5. Oi gente!!! Achei a história de vocês muito legal.No dia 27 (segunda-feira) nós vamos fazer uma festinha mas é por sala cada sala tem sua festa,cada aluno tras uma coisa(bolo,refrigerante,pipoca,cocada,vatapá,paçoca,beijinho,brigadeiro e muito mais) vai ser danado de bom!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da historia de vocês,foi muito interesante,vocês foram muito criativos,eu adorei a historia.

    ResponderExcluir
  7. o halloweeen deles foi de mentira como o nosso vamos fazer tanbém.

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal aque també a gente fez uma festa que também não aconteceu eu gostei muito da festa de vocês é muito legal eu amei essas comidas tipicas da agua na boca.BEIJOS THAL!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi pessoal!!! gostei da mistura das festas pessoais.Qual é a comida tipica dai de Fortaleza? nossa festa
    foi muito perecida com a de vocês. Nosso arraiá é segunda-feira e o de vocês?

    ResponderExcluir
  10. oi!gostei muito da festa de vocês nós também fizemos uma festa e tivemos um casamento a nointasmava era uma bruxa e o noivo um fantasma foi muito legaal

    ResponderExcluir
  11. mayara oliveira martins24 de junho de 2011 às 10:51

    gostei muito da festa dos alunos da escola monteiro lobato nós fizemos uma festa tambem convidamos muitas pessoas foi uma festa muito legal mas que pena que não foi uma festa real thal.

    ResponderExcluir
  12. A festa da escola Monteiro Lobato teve muito em comum com a nossa.As fantasias, as comidas, as tradições e a alegria. Nosso arraiá é segunda-feira. Nela terá muita comida, bebidas ,muitas banderinhas ; danças como quadrilia vai ser muito divertida.

    ResponderExcluir
  13. oi eu achei o texto de vocês uma magia nos tambem fizemos uma festa de halloween junto com a festa junina o casamento foi um araso a noiva a bruxa e o noivo o vanpiro teve tudo beijo tchau

    ResponderExcluir
  14. na escola tb teve halloween teve,comida dança,
    bebida,convidados,bricadeiras foi muito divertido

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei muito das festa de vocês a nossa tamben vai ser muito legal

    ResponderExcluir
  16. Oi amei o texto halloween e são joão seria uma otima ideia as meninas com vestido de são joão os meninos vestidos de fantasma.

    ResponderExcluir
  17. Tia Mixilene e Tia Carol24 de junho de 2011 às 11:04

    Que historinha mais legal!!! Nos adoramos a festinha de Sao Joao de voces! Um forte abraco da Tia Carol e da Tia Mixilene!

    ResponderExcluir
  18. Olá!! eu achei muito legal a festa de halloween de vocês.As comidas são muito boas e gostosas demais as brincadeiras também sâo muito legais.
    Eu achei interessante o final com fogos como vocês disseram.isso foi assim irado demais e chocante.Tem mais se eu tivesse ai eu ia me estufar nessa festa com todas as danças.

    ResponderExcluir
  19. oi eu gostei muito da festinha de voces eu li no computador que tinha lanches e eu acho que a comida estava boa tinha apresentaçaõ muito obrigado por o comentario que voce fes tchau!1!!

    ResponderExcluir
  20. Ola a festa de vocês tambem foi muito legal igual a nossa com muita diversão tambem muitas fantasias legais muitas danças com muitas comidas varias bricadeiras divertidas parabens a festa de vocês esta muito bonita com varias diverçoes Feliz São joão tchau.

    ResponderExcluir
  21. eu achei legal o cangaço e a foto das cabeças deles. eu sabia de muita coisa só não postei no comentário.

    ResponderExcluir
  22. eu achei legal a parte que eles passaram nas salas pedindo Doces.iria ser legal se fosse de verdade.

    ResponderExcluir
  23. oi eu gostei de ver os comentarios que vocês fizeram eu achei o halloween de vocês bastante interessante um beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijo grande

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante por que conheci novas pessoas e os americanos que moram na georgia não conheci os outos alunos da ufc gostei de fazer intercambio.fffffffffffffiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  25. Olá! Esse dia foi legal. Eu aprendi sobre as festas de São João e aprendi sobre as danças novas. Gostei muito da dança do forró. Quando eu voltar para a Geórgia, eu vou mostrar a dança para minha irmã. Eu vou tentar... Acho que ela vai gostar. Também, eu gostei da apresentação dos alunos e foi muito interessante.

    ResponderExcluir
  26. Whitney estou com saudades bjs da sua amiga os melhores momentos de minha vida foi quando conheci vocês foi muinto legal a lucas você me ensinou a escrever bem direitinho mas como da pra ver continuo fala do um pouco errado nas postagems tia lavina gostei muinto da cenhora a cenhora foi minha companheira numca vou me esquecer de você ha vocês foram muintas coisas na minha vida todos que poderem manda um recado para cer meus amigos no orkut meu orkut e asim mardylalopes@hotma.com @mo vocês voutem cem pre tchau amo vocês me liga meu numero e asim 34690663? @mo vocês BJS!

    ResponderExcluir