O Projeto

           O projeto Nossos Lugares no Mundo é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), do Instituto UFC Virtual.
Sob a coordenação de Lavina Lima (mestranda em Educação Brasileira pela UFC), e direção do professor José Aires de Castro Filho, o projeto conta com a participação de alunos de Graduação dos cursos de Letras (Inglês e Espanhol), Pedagogia, Sistemas e Mídias Digitais e Computação, bem como de dois alunos americanos, participantes do Programa de Intercâmbio Preparando Especialistas Multídisciplinares no Design e Uso de Objetos de Aprendizagem com Saliências Culturais, do convêncio CAPES/FIPSE. O programa é uma parceria entre a UFC, a Unicamp, de Campinas, e as universidades da Georgia (UGA) e de Utah (USU), nos Estados Unidos.

        Através de atividades presenciais e virtuais, o projeto visa o contato e interação entre alunos da EMEIF Monteiro Lobato, de Fortaleza, e da Escola Antônio Julião Neto, de Barreira, acerca de suas culturas locais e do contato presencial com os dois alunos americanos, estes participantes do programa de Intercâmbio. O contato e interação entre os alunos de Fortaleza e Barreira é feito apenas através do Blog.

       A partir dessas atividades, espera-se que os alunos desenvolvam aprendizagens acerca das culturas dos colegas e valorizem as suas próprias, a fim de conviverem de forma adequada com a diversidade cultural.

_________________________________________________________________

        No dia 15 de junho na Escola Antonio Julião Neto/Barreira contamos com a participação do Poeta e Cordelista Ari Bandeira, e este nos fez uma homenagem, a escrita de um Cordel.

I
É com imenso prazer
E com orgulho profundo
Que participo do projeto
Nossos lugares no mundo
II
Agradeço a recepção
Humilde mais verdadeira
Dos alunos e da escola
da cidade de Barreira
III
O cordel é um estilo
Dos poetas escrever
Com sua linguagem simples
Fez muita gente aprender
IV
A linguagem do cordel
Esta na televisão
Retratando os valores 
E a cultura do sertão
V
Na escola o cordel
Tem que ser valorizado
No curriculo escolar
Deve ser priorizado
VI
Agradeço o convite
Nesse momento solene
Um abraço nos alunos
E na professora Mixilene


Autor: Ari Bandeira