segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pontos históricos e turísticos de Fortaleza

Em mais um encontro realizado na EMEIF Monteiro Lobato,os alunos juntamente com a Prof° Simone pesquisaram e produziram trabalhos a respeito dos pontos históricos e turísticos de nossa cidade,demonstrando a importância dos mesmos para nosso aprendizado.Porém, por que é tão importante aprendemos sobre a História desses lugares? Que influência esses lugares trazem para nossa vida?

Passeio Público


Uma das mais belas praça de Fortaleza,o espaço foi construído em 1890 em estilos de neoclassico e tem nome oficial de praça dos Mártires em homenagem aos líderes da confederação.
(Eq. Helen,Ruth)

Ponte Metálica


Foram 4 anos para a construção da ponte metálica,até nove de 1940,este serviu como viaduto para desembarque.Depois da inauguração da ponte do Mucuripe,a ponte foi desativada e passou a ser ponto de encontro de jovens.Na passarela foram colocados quiosques e uma pequena torre para observação,tem também um bar,um restaurante,é um ótimo lugar para apreciar o pôr-do-sol.Na ponte existem vários painéis fotográficos onde estão registrados momentos históricos da ponte.
(Eq. Beatriz,Rosana,Sara,Mardyla,Keliane)

Teatro José de Alencar


O teatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente no dia 17 de junho de 1910,o prédio vizinho pelo lado oeste foi quartel da cavalaria e em seguida o centro de saúde,foi demolido em 1973.
(Eq. Rafael,Ramon,Nilton,Vitor)

Praça do Ferreira


Praça do Ferreira é uma praça da cidade de Fortaleza.Seu nome é referencial a boticário Ferreira que em 1871,enquanto presidente da câmera municipal,fez uma reforma na área e urbanizou o espaço.Desde 2001,após pesquisa popular,a praça do ferreira foi oficialmente declarar marco histórico e patrimonial de fortaleza pela lei municipal 3605 de 20 de dezembro de 2001.Na praça do ferreira,aglutinaram-se grandes empreendimentos e grandes eventos da sociedade e da cultura fortalezence.Durante o final do século XIX até a metade do século XX quando a cidade passou por uma expansão urbana e pela criação de outros pólos de desenvolvimento,em 30 de janeiro de 1942 o sol foi vaiado por um grupo de pessoas na praça depois de 2 dias de tempo nublado e chuvas.O ano de 1942 foi de estiagem no Ceará.
(Eq. Aparecida,João Vitor,João Marques)

Museu do Ceará


O museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do estado,criada por decreto em 1932,mas aberta oficialmente ao público em janeiro de 1933,com a demolição do museu histórico do Ceará.Inicialmente foi concebido como uma das dependencias do arquivo público,situado na rua 24 de maio n° 238 no centro de fortaleza.No início de 1934,o arquivo e o museu foram transferidos para a avenida Alberto Neponunceno 332 em frente a praça da Sé.Hoje esses edíficios já não existem mais.Sua principal missão é promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará.
(Eq. Eduardo,Henrique,Nelsilane,Caio)

48 comentários:

  1. Eu gostei muinto dessa atividade meu grupo foi muinto esforsado.

    ResponderExcluir
  2. Foi muito legal interessante Eu já fui na prassa do ferreira 5 vezes também, fui na ponte metalica.

    ResponderExcluir
  3. nos achamos muito legal os pontos turisticos da sua cidade em fortaleza aqui na minha cidade tem
    o PONTO DA CULTURA.

    ResponderExcluir
  4. eu goste do ponto turistico de voçe ele

    ResponderExcluir
  5. os ponto turistico e lindo nos tem os nosso lugares
    guero gue venam agui conheser

    ResponderExcluir
  6. em fortaleza tem praia mais aqui não tem mais aqui tem açude, aqui o museu é bem legai, no museu de Redenção tem coisas que os escravos eram castigados, aqui tem praças, tem igrejas.

    ResponderExcluir
  7. nos tambem ja formos no museu da sengala, lá em redenção tem muitas coisas legal tanbem
    gostamos muito gostamos dos ponto turistica
    aqui não tem praia, tem so açude a
    gente vai tomar bainho.
    tau

    ResponderExcluir
  8. gabriela lima da silva16 de junho de 2011 às 11:05

    Santa Paulina: este lugar e muito bom,tem a santa que as pessoas colocam lembranças de pessoas faleçidas para a santa dar uma vida boua e feliz lá no ceú.então thau.

    ResponderExcluir
  9. Estes pontos turisticos são muito legais e interessates,aqui também pontos turisticos como o CRAS e em Redenção existem muitas coisas da epoca da escravidão.

    ResponderExcluir
  10. Oi,nome e jeferson tenho 11 anos gosto de joga bola,voce gosta?

    ResponderExcluir
  11. Oi meu nome e´ mayara eu gostei muito dos pontos turisticos de fortaleza e tambem são muitos lindos mas eu nunca foi em nenhum desses pontos turisticas.

    ResponderExcluir
  12. eu gostei muito das paigagens que nos vimos mas eu gostei mais praça e eu nunca foi la eu queria ir la estou gostando muito de conhecer voce eu moro ei barreira perto da minha escola gostei muito de conhecer voce meu nome e carlinhos tenho onze anos.eu gosto muito da minha cidade onde eu moro tei muitas bodegas

    ResponderExcluir
  13. Ola meu nome e kathya costei muito dos pontos turistico da ir eu ainda não fui ai ,mas gostaria de ir ai,nos temos o santuari de paulina no prossimo dia falamos mais um pouco mais . tchal muitos beijos .

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto das apresetasão de voces aqui tem o cras que muito legal, as crianças pode se apresenta é muito legal, voces precisam conhecer.

    ResponderExcluir
  15. DÉBORA RAQUEL MARTINS ROMAO16 de junho de 2011 às 11:09

    O OLÁ,EU TENHO 10 ANOS É GOSTEI MUITO DOS COMENTARIOS DE VOCÊS EU NUNCA FUI EM NEM UM DOS LUGARES QUE VOCÊS FALARAM MAS IRIA FICAR MUITO FELIZ SE EU FOSE

    ResponderExcluir
  16. Esley nogueira de queiroz16 de junho de 2011 às 11:11

    oi eu se chamo Esley eu gosto muito de brinca com os meus brincar com os meus irmaos e com os amigos gostei muito da cidade de voces e dos cometrios de voces

    ResponderExcluir
  17. Olá perto da minha casa tem um centro de cultura que se chama CRAS lá a tem cursos de dança, tem de computação e ETC. eu gostei da apresentação da eq 2. da paisagem da ponte metalica.
    Meu nome e´jessica beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. ola gostei muito dos comentarios deles pois falarão da praça de fortaleza museu do ceara...eu achei eles muitos devertidos

    ResponderExcluir
  19. ola meu nome wAllisson gostei muito deconhecer fortaleza aqui em barreira gosto debrinca de volei.

    ResponderExcluir
  20. David sousa da costa16 de junho de 2011 às 11:12

    ola esses pontos que vocês mostraram sâo muito legal, agora eu vou mostra um pouco da minha cidade, ela tem uma praça tem um ponto de educação um museu senzala, tem minha escola,que eu gosto muito de estuda nela, vocês precisam conhecer

    ResponderExcluir
  21. eu gostei muito da ponte metalica,mas que pena que eu nunca fui lá,aqui naõ tem a ponte metalica mas aqui tem açudes,aqui tem praça mas naõ é ingual a essa dai,
    aqui naõ temos museus mas tem o de redençaõ, tem o crás que as criaças se apresenta.

    ResponderExcluir
  22. meu nome e Debora tenho 10 anos na minha cidade tem açudis gostei muito de fortaleza aonde eu moro tem quadra e muito legal mora aqui evou comta qui chegou um parque aqui em barreira eaqui tem museu historico de barreira

    ResponderExcluir
  23. Ola meu nome e Mileni, eu gostei muito da apresentação de vocês, mas agora eu vou fala um pouco da minha cidade de Barreira, aqui em Barreira não tem as mesmas coisas que ai, aqui tem o cras, tem tambem alguns açudes, tem uma praça com muitos brinquedos, quase todos os sabado a minha mãe leva eu e minha irmã para o parque, aqui não tem todas as coisas que ai, aqui em Barreira é legal, não é aqui que tem uma senzala mas é a minha cidade visinha,e muita bonita eu visitei lá e gostei muito de ir visitar, então é isso thau..

    ResponderExcluir
  24. Mileni pelo jeito a cidade e muito alegre e muito divertida espero poder um dia conhecer tudo isso achei a cidade muito interesante tchau

    ResponderExcluir
  25. OI ronaldo eu sou a rozana tenho 13 anos eu gosto muito de joga bola eu faso futisau e tenho muitas amigas que gosta de joga bola u abraso de rozana para ronaldo...

    ResponderExcluir
  26. Ola eu gostei muito dos pontos históricos de Barreira, mas eu gostei mais do sino de Barreira, meu nome é Rafael
    e eu gosto muito de conhecer outros lugares

    nome:Rafael

    ResponderExcluir
  27. A qui em Fortaleza tem muitos pontos turisticos nos apresentamos poucos pontos se voçê viesem aqui voçês iam se emcamtar de tamta beleza.

    ResponderExcluir
  28. Eu nunca fui á praça Ferreira e Támbém não fui a Ponte Metálica.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Mileni, sou Sara. Aqui, em Fortaleza, há muintas praias.
    Aqui, nós temos a estátua de iracema.
    Abraços!!!
    Sara.

    ResponderExcluir
  30. Luana você ja foi em alguns pontos turísticos de Fortaleza
    como na Ponte Metalica é muito legal se você nunca viu quando ver vai ficar privilegiada com a vista linda em Fortaleza. Tem vários pontos turísticos adoro a nossa capital tchau.

    FIM!

    ResponderExcluir
  31. oi jsilva é verdade que voce foi para praca do ferreira 5vezes interesante viu e eu tambem fui para ponte metalica é muito legal meu nome e Henrique

    ResponderExcluir
  32. Oi eu me chamo Helen,gostei muito dos comentario,muito legal,que legal que elesgostaram,que pena que ai não tem praia,mais vocês tem um açude,que é muito legal beijos.

    ResponderExcluir
  33. Ola meu none e joao marques e eu vim falar do comentarios de voces. eu gostei do comentario de voces falaram da Ponte Metalica,Praca do Fereira,Cidade de Barreira e ETC. eu tambem vou falar do Pontos Historicos e Turistico de Fortaleza. os Pontos Historicos e Turistico de Fortaleza tambem tem outros tipo nao tem Praia tem Museu do Ceara,Praca de Fortaleza e ETC. voce gostou do meu comentario? depois falamos mais sobre os Pontos Historicos e Turisticos de Fortaleza. abraco e carinho.

    ResponderExcluir
  34. Oi Wallisson gostei muito deconhecer voce aqui em fortaleza também gosto de joga volei tchau

    ResponderExcluir
  35. ola alunosos de barreira eu sou aluna de fortaleza do colegio emeif monteiro lobato. e gosto muito muito quando o creg ea wlitney vem pra minha escola. e eu ja passei pela barreira . eu queria muito muito conhecer vcs alunos de barreira.

    ResponderExcluir
  36. Oi jsilva você que mora em Barreira já foi cinco vezes para praça do ferreira cinco vezes e eu que moro em Fortaleza nunca fui.

    ResponderExcluir
  37. Eu gostei muito dos comentários. Aqui tem mais lugares turísticos, tipo a praia de Irasema e eu já fui lá, é muinto legal.



    5ANO IMEIF MONTEIRO LOBATO

    ResponderExcluir
  38. vitor emanuel de sousa amorim22 de junho de 2011 às 14:03

    Oi meu nome é vitor. Eu também gosto muito de brincar com os meus irmãos com os meus amigos e também com colegas e até com os meus primos.

    ResponderExcluir
  39. Os comentarios estão ótimos,Heloisa, aqui não tem o CRAS, mas tem o CSU que é iqual. No CSU, é parecido, tem piscina, futsal, futebol, claro que é o futebol brasileiro. No CRAS daqui, as crianças tanbém de vez em quando se apresentam, é muito legal. tchau

    ResponderExcluir
  40. maria aparecida rodrigues da silva22 de junho de 2011 às 14:12

    OI eu conheço a ponte metalica eu não conheço o museu de carros pequenos o crig já mostrou o museu de coca cola e foi muito legal tchau. bjs!.

    ResponderExcluir
  41. ola alunos de barreira eu sou aluna do colegio emeif monteiro lobato e gosto muito quando o creg e a wlitney vai pra minha escola e gostaria muito de conhecer vcs aluno de barreira.

    ResponderExcluir
  42. Oi mileni eu sou andreina aque em fortaleza não tem açudes e eu lei seu comentário e ai em barreira tem praia.

    ResponderExcluir
  43. Ola David o meu nome é Keliane eu gostei muito da sua
    postagem e da escrita e muito enteresamte e ai eu
    tambem vou conhecer a sua escola nós todos pela
    sua postagem que vocês escreveram para todos nois
    obrigado pelas suas postages e nois da escola
    EMEIF monteiro lobato vamos conhecer vocês e
    vocês vão conhecer a gente

    ResponderExcluir
  44. Oi Heloisa que pena que você não conhece a Ponte Metálica.
    Queria um dia que você pudesse vir aqui conhecer.
    Eu vou te contar como ela é: bem, ela tem outro nome que
    É Ponte dos Ingleses todo mundo vai lá, sempre à tardinha, com a família ou amigos para ver o por-do-sol,
    tomar sorvete, ver as águas bater nas pedras

    ResponderExcluir
  45. Eu gostei muito do comentário do do povo daí de Barreira. Aqui tem praia, a do Futuro e do Mucuripe tchau.

    ResponderExcluir
  46. Gostei dos comentários de vocês falaram que aí tem cras,açude,praça falaram tambem que tem um santuário de santa paulina muito legal quero um dia conhecer aí beijos! thau

    ResponderExcluir
  47. Aline Oliveira Silva30 de junho de 2011 às 10:35

    oi!!!achei lindo os pontos turistico de Fortaleza,principalmente aquele mar a coisa mais linda,aquele teatro também é muito bonito,os outros pontos também são muito interessantes.Beijos.Thaw

    ResponderExcluir
  48. Aline Oliveira Silva30 de junho de 2011 às 10:46

    OLA!!!Eu queria conta como foi essa esperiencia pra mim,eu achei legal,porquê aprendei coisas novas,melhor coisas da capital do meu estado,pude conhecer novas pessoas.Foi muito interessante.Beijos.Tchaw

    ResponderExcluir