segunda-feira, 6 de junho de 2011

A história do cangaço - Escola Antônio Julião Neto

No dia 1º de junho de 2011 foi realizada uma apresentação dos alunos americanos sobre a Guerra Civil ocorrida no estado da Geórgia para os alunos da Escola Antônio Julião Neto. Os alunos de Barreira formaram equipes e criaram pequenos textos sobre o que eles sabiam do assunto tratado. Em seguida, os alunos apresentaram aos americanos a história do cangaço. Abaixo, seguem os textos e suas respectivas equipes:


A HISTÓRIA DO CANGAÇO

O cangaço surgiu no século XVIII as injustiças políticas da época durou quase um século, o primeiro foi de Antônio Silverino, o segundo foi de Virgulino Ferreira da Silva mais conhecido como Lampião o rei do cangaço o terceiro foi Corisco. Eles vestiam roupas de couro para se proteger dos espinhos de mandacaru, os cangaceiros comiam e bebiam mandacaru. Isso ocorreu no nordeste e a maior parte na Bahia.

(Equipe: Jarderson Silva, Ayla, Ingridi Maria, Kathye Silva, Wallison da Silva)



O CANGAÇO

Em 1840 começou o cangaço logo depois Lampião assumiu o trono como rei do cangaço, em uma festa conheceu Maria Bonita e ficou apaixonado e se casou com ela, Lampiã tinha uma irmã chamada Açucena, ele morreu em 1870 teve início porque o pai de Lampião morreu Lampião quis vingar a morte do pai dele. Durou quase três décadas durante esse tempo passará entre um sertão, eles se vestiam com uma roupa de couro para se protegerem dos espinhos mas logo se acostumaram com a vegetação seca e espinhosa.

(Equipe: Lizandro, Janatiel, Lucas, Devid, Heloisa)



O REI DO CANGAÇO

O cangaço teve início por causa dos coronéis e ocorreu a partir que o pai dele morreu e durante 40 anos os personagens são Maria Bonita, Lampião, Açucena e etc... Eles se vestiam de roupas de couro os homens e as mulheres de vestidos eles comiam mandacaru e etc... Ocorreu no estado de Pernambuco.

(Equipe: Mayara, Débora, Luana, David, Carlinhos)



O LAMPIÃO

O cangaço teve início por causa de injustiças de coronéis que chegaram até matar o povo pobre para tomar suas terras. O cangaço começou no início do século XVIII ocorreu principalmente no nordeste em Pernambuco e Bahia. Os cangaceiros alimentavam se de animais que conseguiam pegar na mata e bebiam água de cactos. Eles vestiam roupas de couro. O líder de alguns bandos era Antônio Silvino, Jesuíno Brilhante e também o famoso Lampião e Maria Bonita o verdadeiro nome era Maria Gomes. O cangaço durou a República toda e mais alguns anos.

(Equipe: Pedro, Davi, Aline, Jeferson, Esley)




As cabeças dos cangaceiros expostas no museu Nina Rodrigues


32 comentários:

  1. Olá, sou Sara, achei interessante as postagens. Eu não sabia que Lampião tinha irmã. Vocês sabiam que o Lampião ficou cego por causa de um espinho que furou se olho? E que eles respeitavam os velhos e crianças? Ah, eu também não sabia que eles matavam animais na mata para comer, nem que bebiam água de mandacaru, fiquei sabendo hoje que li as postagens de vocês de Barreira. Um abraço !

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que eles comiam animais que eles mesmos matavam, nem que bebiam água de cactus. Vocês sabiam que a filha de Lampião tinha medo dele quando ele ia visitar ela?

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito interessante porque eu nâo sabia que a irmâ dele ara cangaceira e eu tambem achei muito interessante que eu nâo sabia que eles bebia agua de cactus. Muitos beijos, Rozana...

    ResponderExcluir
  4. eu apresento a historia do cangaco. eu achei essa historia do cangaco bem interessante.mais eu nao sabia que o cangaco tinha irmas.mas o cangaco matava os animais.o lapiao foi furado com espinha.eu acho que os cangaco sao maus.ele nao matava as criancas,mais matava os pais.eu tambem acho que o cangaco tambem bebem vinho.

    ResponderExcluir
  5. ótima apresentação a de vocês tinha muita coisa que eu não sábia por exemplo:que eles bebiam água de cactos,que eles matavam animais da mata para comer e que lapião tinha uma irmã chamada Assuncena que era do cangaço

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia que o Lampião tinha uma irmã. E ela era cangaceira também? Não sabia que eles bebiam água do mandacaru, e que também matavam animais para comer e fazer roupa com o couro. Sei que eles eram muito inteligentes, não passavam perto das capitais, que não dormiam no mesmo lugar porque a polícia segui eles dia e noite, até que um dia a polícia pegou os cangaceiros e a maioria foi morta. Aqueles que conseguiram fugir continuaram com o cangaço para vingar a morte de Lampião.

    ResponderExcluir
  7. muito legal, por-que eu não sabia que a irma de lapião era cangaseira e eu não sabia que a aqua deles era caquito e mandacaro meu nome é josiane.5ano

    ResponderExcluir
  8. Oi, meu nome é Helen, eu não sabia que Lampião tinha irmã. Hoje na aula fiquei sabendo que ele ficou cego porque foi atingido por um espinho. Eles não dormiam duas noites no mesmo lugar. Eu não sabia que eles bebiam água de cactus.

    ResponderExcluir
  9. O cangaço as cangaseirasvestiaam raupas de couro e bebiam agua do mandacaru eles não domiam duas noites noites no mesmo lugar. quando lanpião foi morto as cabeças forom espoxtas al publico a filha de lanpião que comsegiu um mandato para tirar as cabeças do musel e ocurisco vimgou a morte de lam pião dano comtinoida de al camgaço.

    ResponderExcluir
  10. O ganceiros não tinha canto para fica eles vivião dendro da mata e in a cidade rouba quando derminavão de rouba eles in na loja e compravão os alimentos com o dinheiro da propria loja que tinha a cabado de rouba tinha muita coisa que eu não sabia tipo que ele tinha uma irmã.

    ResponderExcluir
  11. O rei do cangaço ele matavam os animais que vivia na mata e eles bebian água de kacitos e eles roubavam muito tambéme eles não matava crianças e nem idossos e o lampião tinha uma irmã que era uma das cangaçeiras.

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome é Keliane, achei as postagens muito interessantes, fiquei sabendo sobre como eles comiam na mata e como conseguiam água. Também soube hoje que o olho dele foi furado por um espinho.

    ResponderExcluir
  13. eles nao durmiam a noite por causa da policia e a tarde ele ficava andando na floresta de roupa de couro para se proteger dos espinho e ele nao andava nas capitais por causa da policia e ele era meio bandido e meio heroi.

    ResponderExcluir
  14. Os cangaceiros nunca domião no mesmo lugar porque tinham
    medo de ser pegues pela as policias,e as mulheres do cangaço quando tinham filhos davam os filhos para outra familia,e se cubriam de roupa de couro para se proteger
    dos ispinhos do mato,e os cangaceiros roubavam as lojas
    e mais tarde voutava para comprar coisas da loja,e os cangaceiros nunca iam para as capitais por que tinha muitas policias.

    ResponderExcluir
  15. maria aparecida rodrigues da silva13 de junho de 2011 às 15:10

    eu não sabia que os cangaçeiros beben água do caquito agora que eu vim saber. eu sei que os cangaçeiros so usavam roupas de couro todo de couro. a maria bonita usa saia e parese que é de couro tanbem. o lapião não matava criança e nem senhor de idade.

    ResponderExcluir
  16. pessoal de barreira eu não sabia que o lampião e seus povos comia bicho do mato bebia aguá no cactus o qui vocés não sabia e que a policia ficava vigiano durante a noite si o lampião e o bando dele aparecese a i eu não sabia qui o lampião tinha uma irmão chamada assucena

    ResponderExcluir
  17. eu não sabia que eles bebia água de cactus e também eles comia e matava os animais eles não podia ir as capitais porque os policiais iã matalo eles.

    ResponderExcluir
  18. Hayron disse:eles passavão por varias capitais mas nunca nas cidades porque que eles iriam ser pegos,nunca dormião no mesmo lugar 2 vezes,eles acordavam ben cedo para ir enbora porque sabiam que os policiais estavam ao seu encause quando Lampeão morreu Corisco um dos cangaceiros en que Lampeão mais confiava cotinuou com o cangarcço atras do policial que matou Lampeão

    ResponderExcluir
  19. Oi Que bom saber com vocês que eles matavam os animais pra se alimenta tambem que açucena era irman de lampião o rei do cangaço.
    Vocês não postaram que eles não chegavan perto das capitais por que tinha policia nas capitais mais numca nas cidades tambem eo curisco o cangaçeiro cearense que eles so passavam no maximo 2 dias no mesmo lugar que ele foi morto acim que o sol se pois.

    ResponderExcluir
  20. uma das postagens que eu achei mais interesante foi que o rei do cangaço tinha uma irmã cangaceira chamada
    Açucena e que eles quando estavão com sede eles bebiam
    mandacaro os aluno da escola de barreira não escreverão que quando eles chegavam perto das capitais eles voltavam por causa da policia os cagaçeiros roupas de couro as meninas vestia vestidos






































    muito legal, por-que eu não s

    ResponderExcluir
  21. Os policiais naõ dumia para pegar os cangaceiros. Os cangaceiros naõ matava velhos ou criancas ;Poque ele um olho furado?porcausa de um espinho que pefuro o olho dele na mata.Ele naõ dumia duas vezes no mermo lugares .Eu naõ sabia que ele tinha uma irmã que era do cangaço

    ResponderExcluir
  22. o lanpião morreu em miu e nove centos e trinta e ses eles moreran quando estava dormindon quando estava dormindo i os policiais arancaran a cabesa dele e da maria bonita e botaran no moseu tchau

    ResponderExcluir
  23. Eu gostei muito destes comentarios é muito interesante

    ResponderExcluir
  24. bom ame ame ame os comentarios eu achei uma magia por que e interesante essas coisas

    ResponderExcluir
  25. A é muito interesante a parte que o Charlenilton disse que a policia não dormi a procura do Lampião e de seus cangaçeiros e ele consseguirão o que querião a morte do Lampeão o rei do cangaço e então continua a pergunta Lampeã era bandido ou herói?

    ResponderExcluir
  26. achei uma magia o projeto nossos lugares no mundo tambem gostei dos professores demétrios,mixilene,camila,renata,lavina,carol,paulo,boro eo matheus ame ame ame os americanos whitiney e o craig beijos e ate logo

    ResponderExcluir
  27. Nesses dias eu aprendi muitas coisas esse projeto insentiva a mim e aos outros alunos a crescer e estudar tambem diz que se a gente que ser alguem como a tia Lavina tem que estudar e seguir em frente eu gostei muito!

    ResponderExcluir
  28. Meu Deus!Lendo estes comentários podemos perceber o quanto o ensino no Brasil está uma porcaria.
    Não tem um só comentário que não tenha erros gramaticais ou ortográficos.

    ResponderExcluir
  29. esa hitória do cangaço me ajudou muito obrigada!

    ResponderExcluir
  30. eu nao gosto do cangaço pq isso eh uma bobagem,quem gosta do cangaço vai ver se eu to online

    ResponderExcluir